Veremos a seguir quais são as
vantagens oferecidas pela delegação de
poderes.
- Um tempo
maior para dedicar-se aos assuntos/atividades
mais importantes e de sua inteira responsabilidade, assuntos estes que
não poderão nunca serem delegados a quem quer que seja.
- Disponibilidade
para acompanhar e avaliar o potencial dos seus subordinados através do
desempenho atingido nas diferentes atividades delegadas. Na medida em que
você delega fica evidente que sobrará algum tempo para que se dedique mais
às atividades de supervisão. É exatamente isso que você deverá fazer daqui
para frente. Supervisionar, acompanhar, avaliar, orientar e treinar seus
subordinados.
- Estimule sempre
sua equipe com novos desafios,
novas atribuições e maiores responsabilidades através da motivação.
Sabe-se por outro lado que a
adoção da delegação de poderes tem
seus custos. Sabemos também, por outro lado, que ao se calcular seu custo/beneficio, teremos como resultado
final a balança pendendo para o lado dos benefícios. Vejamos agora quais são os
custos da adoção dessa técnica.
- Você terá
que abrir mão de um pedaço do seu poder, pois aquele que recebeu a
delegação passará a exercer o poder de decisão sobre aquelas questões que
anteriormente eram suas. Aquele que agora executa o serviço terá que ter
toda autonomia para decidir sobre “o
que, como, quando, por que, para que e para quem fazer”.
- Você deverá
providenciar orientação adequada ao funcionário que recebeu a delegação. Deverá tomar todos os cuidados para que
o processo introduzido por você não seja engessado. Permita que aquele a
quem você delegou as tarefas tenha oportunidade para introduzir melhorias
no trabalho atual e aceite isso como uma evolução natural.
Busque aliados que trabalhem com
você. Isso significa negociar ações, processos, mudanças, ao invés de impor
idéias. Compromissos devem ser divididos e assumidos em comum acordo e não
apenas comunicados. Os colaboradores devem ser instruídos sobre o que estão
fazendo e por que o fazem ou porque o farão. Dessa maneira você obterá um
vínculo de cumplicidade e não de autoridade. Boa sorte.
(Trecho extraído com alterações
do livro “Todos podem ser competentes na gestão de pessoas, inclusive você”, de
minha autoria em parceria com o professor Djalma Cholas).
Afif Bittar – Sociólogo – Especialista
em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em
Recursos Humanos. (01/02/08).
afifbittar.blogspot.com
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