quarta-feira, 23 de maio de 2012

A “Burrocracia” do SAMU.


Um amigo meu que trabalha em uma empresa prestadora de servicos na área da saúde foi, certa noite, procurado por um vizinho cujo irmão estava passando mal. Este vizinho não tem telefone e necessitava com urgência chamar uma viatura que socorresse seu irmão em razão do seu estado de saúde pois  havia desmaiado e sofria fortes convulsões e, por isso mesmo, inspirava cuidados. Este meu amigo atendeu-o prontamente ligando ao SAMU. O nome diz tudo: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Isto posto e com o telefone em mãos, ligou imediatamente ligou ao SAMU. Uma pessoa de plantão atendeu-o pronta e imediatamente. Depois desse pronto atendimento é que a porca começou a torcer o rabo. Tem início uma saraivada de perguntas que se repetem no mínimo por três funcionários de três áreas interdependentes. 1º. Atendimento: Uma funcionária que deve ser uma Atendente do SAMU solicita-lhe sua identificação, telefone, sintomas do paciente, qual a cidade da ocorrência, qual a rua e uma referência para melhor localização. Todos esses dados foram fornecidos, inclusive informando que o paciente estava desmaiado e convulsivo. Tempo de demora deste contato entre 2 e 3 minutos. Isto feito passa para o 2º. Atendimento: Outra funcionária que deve ser Enfermeira solicita as mesmíssimas informações. É informada que os dados solicitados já foram prestados. Entretanto a funcionária diz que é necessário colhê-los novamente por se tratar de um procedimento interno considerado padrão etc. e tal. Meu amigo calma e pacientemente repete tudo. Tempo de demora cerca de 3 minutos. Feito isso passa para o 3º. Atendimento: Uma funcionária que deve ser Médica pede-lhe novamente as mesmíssimas informações. Este é o segundo vídeo – tape. Demora deste atendimento cerca de 3 minutos. Meu Deus, quanta “burrocracia”  existe em uma área que deveria ser mais ágil, mais ligeira por se tratar do atendimento de pessoas que devem estar correndo risco de morte. Será que os funcionários da saúde por lidarem diuturnamente com a morte são pessoas tão insensíveis que não percebem e não sentem o desespero das pessoas que estão sofrendo? Os familiares e os amigos que estão desesperados com a demora nos procedimentos de socorro como ficam? O tempo total perdido nos três atendimentos desnecessários foi cerca de 9 minutos. Demora suficiente para levar uma pessoa enfartada ao óbito. Senhores administradores do SAMU vamos “desburrocratizar” esse serviço reduzindo o tempo de atendimento bem como o elevado número de entrevistas da triagem. Basta uma única e bem feita entrevista. Agilidade é o que solicitamos para salvar vidas, nada mais.
Afif Bittar – Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos.  (17/05/12) – afifbittar.blogspot.com.br

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