Um amigo meu que
trabalha em uma empresa prestadora de servicos na área da saúde foi, certa
noite, procurado por um vizinho cujo irmão estava passando mal. Este vizinho
não tem telefone e necessitava com urgência chamar uma viatura que socorresse seu
irmão em razão do seu estado de saúde pois
havia desmaiado e sofria fortes convulsões e, por isso mesmo, inspirava
cuidados. Este meu amigo atendeu-o prontamente ligando ao SAMU. O nome diz tudo: Serviço
de Atendimento Móvel de Urgência. Isto posto e com o telefone em mãos,
ligou imediatamente ligou ao SAMU. Uma
pessoa de plantão atendeu-o pronta e imediatamente. Depois desse pronto
atendimento é que a porca começou a torcer o rabo. Tem início uma saraivada de
perguntas que se repetem no mínimo por três funcionários de três áreas
interdependentes. 1º. Atendimento: Uma
funcionária que deve ser uma Atendente do SAMU
solicita-lhe sua identificação, telefone, sintomas do paciente, qual a
cidade da ocorrência, qual a rua e uma referência para melhor localização. Todos
esses dados foram fornecidos, inclusive informando que o paciente estava
desmaiado e convulsivo. Tempo de demora deste contato entre 2 e 3 minutos. Isto
feito passa para o 2º. Atendimento:
Outra funcionária que deve ser Enfermeira solicita as mesmíssimas informações.
É informada que os dados solicitados já foram prestados. Entretanto a
funcionária diz que é necessário colhê-los novamente por se tratar de um
procedimento interno considerado padrão etc. e tal. Meu amigo calma e
pacientemente repete tudo. Tempo de demora cerca de 3 minutos. Feito isso passa
para o 3º. Atendimento: Uma funcionária que deve ser Médica pede-lhe novamente
as mesmíssimas informações. Este é o segundo vídeo – tape. Demora deste atendimento
cerca de 3 minutos. Meu Deus, quanta “burrocracia”
existe em uma área que deveria ser
mais ágil, mais ligeira por se tratar do atendimento de pessoas que devem estar
correndo risco de morte. Será que os funcionários da saúde por lidarem diuturnamente
com a morte são pessoas tão insensíveis que não percebem e não sentem o
desespero das pessoas que estão sofrendo? Os familiares e os amigos que estão desesperados
com a demora nos procedimentos de socorro como ficam? O tempo total perdido nos
três atendimentos desnecessários foi cerca de 9 minutos. Demora suficiente para
levar uma pessoa enfartada ao óbito. Senhores administradores do SAMU vamos “desburrocratizar” esse serviço reduzindo
o tempo de atendimento bem como o elevado número de entrevistas da triagem. Basta
uma única e bem feita entrevista. Agilidade é o que solicitamos para salvar
vidas, nada mais.
Afif Bittar –
Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em
Administração Geral e em Recursos Humanos.
(17/05/12) – afifbittar.blogspot.com.br
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