Este é um assunto deveras complexo. É o resultado de muito estudo e pesquisa de dois grandes mestres conhecidos e reconhecidos pela coletividade internacional dos estudiosos em administração e liderança. São eles Paul Hersey e Kenneth Blanchard. Farei apenas algumas pinceladas pelos caminhos e descaminhos dos diferentes estilos e tipos de profissionais no exercício dos seus cargos como gestores de pessoas, apenas despertando a atenção dos leitores, tendo em vista que este assunto demandará um programa específico de treinamento buscando identificar os estilos gerenciais de cada participante bem como trabalhando o melhor estilo para cada um, seja Diretor, Gerente, Coordenador, Chefe ou Encarregado. Os diferentes conceitos de liderança e poder vêm gerando vivo interesse, debate e até alguma confusão ao longo do tempo de toda a evolução do pensamento gerencial. A liderança situacional é definida muito claramente como sendo o processo de influenciar as atividades seja de um único indivíduo ou de um grupo, num esforço para a concretização de um objetivo. Por sua vez, o poder é descrito como o potencial de influência do líder. É descrito também como sendo o recurso que capacita o líder a induzir consentimento ou a influenciar os seguidores. Desde que liderança seja o processo de tentar influenciar o comportamento de outras pessoas e poder seja o meio pelo qual o líder conquista o consentimento dos seguidores, ambos os conceitos tornam-se inseparáveis. Assim, um líder não pode, automaticamente, influenciar outras pessoas. O líder deve, para ser bem sucedido em qualquer tentativa, utilizar-se do poder de influência. As bases do poder foram identificadas ao longo dos anos como meios potenciais de influenciar com sucesso o comportamento de indivíduos. Elas são sete: Poder Coercitivo – É unicamente baseado no medo. Poder de Conexão – Baseado nas “ligações” do líder com pessoas importantes e influentes. Poder de Especialista – Baseia-se na posse de conhecimentos e especialização do líder. Poder de Informação – Aqui o líder tem a posse de informação valiosa. Poder Legítimo – Baseia-se na legitimidade do poder do líder. Poder de Referência – Baseia-se nos traços pessoais do líder. Poder de Recompensa – É a capacidade do líder em promover recompensas para as pessoas.
Maturidade, Bases do Poder e Liderança Situacional. Existe uma relação direta entre o nível de maturidade de indivíduos ou grupos e os tipos de bases de poder. Maturidade é o modo pelo qual um indivíduo ou um grupo manifestam seus desejos e capacidades para assumir responsabilidades na direção de seu comportamento. Maturidade é um conceito específico de tarefa. O indivíduo possui maturidade baixa, ou moderada ou alta na realização de uma tarefa. Capacidade é a habilidade de uma pessoa na realização de uma atividade qualquer. As pessoas que têm capacidade em uma determinada área possuem a habilidade, o conhecimento e atitude ou experiência para desempenhar tarefas afins. O desejo refere-se a motivação de uma pessoa. As pessoas que desejam trabalhar em uma determinada área sabem ou pensam que aquele local e/ou serviço é importante e, de certa maneira, estão comprometidas com aquelas tarefas e com as capacidades para realizá-las. De acordo com a Liderança Situacional não existe uma melhor maneira para se conseguir influenciar as pessoas. O estilo de liderança que devo usar com indivíduos ou grupos irá depender do nível de maturidade das pessoas que pretendo influenciar. São 4 os estilos de liderança, sendo um para cada nível de maturidade. Estilo 1 – Determinar - Usado em funcionários com baixa maturidade. Estilo 2 – Persuadir - Usado para maturidade baixa a moderada. Estilo 3 – Compartilhar - Para maturidade moderada a alta. Estilo 4 Delegar – Para maturidade alta. Estes estilos serão utilizados combinando-os com as bases de poder do líder. Repito, este assunto faz parte de um programa de treinamento cuja duração é de cerca de 10 a 20 horas, dependendo dos objetivos e do nível de escolaridade dos indivíduos a serem treinados.
Warren Bennis, um dos mais respeitados estudiosos dos estilos de liderança escreveu um clássico sobre este assunto: Como se tornar um Líder. Diz ele que os líderes são pessoas com capacidade para se expressar plenamente. Eles sabem o que querem, por que querem e como comunicar isso aos demais, a fim de obter a cooperação e o apoio do grupo. Isto é só o começo diz Bennis, é necessário muito trabalho mesmo para ir em frente.
Afif Bittar – Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos. (08/03/10).
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