Todos sabemos a importância e
quais os efeitos causados pela cultura da empresa nas práticas de pessoal e,
conseqüentemente, na formulação das diretrizes e na política de pessoal. As
pessoas agem de acordo com as concepções e percepções que têm da realidade.
Essa mesma realidade é relativa e existe em função da imagem que cada indivíduo
faz a respeito dessa realidade. As pessoas pensam e agem condicionadas pela
macroestrutura social e pelos modelos influenciados e apreendidos da cultura
social e organizacional em que vivem. Nota-se que em cada organização
identificamos modelos diferentes de cultura organizacional e, conseqüentemente,
das relações interpessoais e das relações no trabalho. Desse modo a cultura
organizacional valida ou não o estabelecimento de regras e diretrizes que se
pretende implantar. Ninguém pode, desprezar ou ignorar a força e o poder da
cultura corporativa. A área responsável pela gestão de pessoas caso necessite
implantar uma nova cultura tendo em vista que a atual não é de nenhum modo
sadia deverá, antes de qualquer coisa, introduzir novos valores, inoculando
valores correspondentes aos objetivos que se pretende implantar. Esta prática
exige uma estratégica campanha de comunicação que venha a atingir e envolver a
empresa como um todo. Mudar a cultura de uma empresa é uma atividade
extremamente complicada e que requer muito esforço e envolve um risco
altíssimo. Como se sabe a cultura corporativa cria raízes profundas na empresa.
Qualquer tentativa de modificá-la sem que se consiga a adesão dos líderes
naturais da empresa significa uma agressão a esses líderes tendo em vista que
são eles os construtores e mantenedores de toda a cultura hoje existente. Esta
é a etapa mais importante da política de implantação de uma nova cultura
corporativa, isto é, conquistar a simpatia e adesão dos líderes naturais da
empresa. Compete ao responsável pela área de RH a negociação com esses líderes,
conquistando sua confiança e trazendo-os para seu objetivo de mudança. A área
de marketing deve estar absolutamente integrada ao RH e aos objetivos
organizacionais para que se obtenha o desejado sucesso na implantação da nova
cultura. Nessa luta não haverá nunca uma unanimidade de opiniões em relação às
mudanças. O desafio será sempre as diferenças entre a cultura existente e a
nova que se pretende implantar. Valores e princípios entre elas são muitas
vezes conflitantes. A adaptação a um novo cenário requer uma ruptura ao antigo
para que haja uma adesão ao novo e desconhecido, fato que acaba gerando um
enorme medo do novo. Certamente haverá aceitação e recusa em relação ao novo e
a recusa certamente deverá provocar dispensas de funcionários. Existem apenas duas únicas maneira de mudar
a cultura de uma organização:
mudando as pessoas ou mudando de pessoas. Os que desejarem ficar deverão
ter seu aproveitamento priorizado desde que se adaptem ao novo padrão da nova
cultura. É importante dizer que é possível realizar uma mudança cultural nas
empresas desde que haja uma completa integração entre todas as suas áreas. Isso
somente irá ocorrer caso exista uma forte Gestão
em Recursos Humanos.
Afif Bittar – Sociólogo – Especialista
em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e
em Recursos Humanos. (22/09/09).
afifbittar.blogspot.com.br
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