Alguns estudiosos das teorias
motivacionais defendem uma tese que diz existirem dois elementos motivacionais:
evitar a insatisfação e buscar o prazer.
De acordo com essa tese a empresa
somente conseguiria motivar seu pessoal de duas únicas maneiras: 1) evitando a
todo custo que a insatisfação se instale no meio dos seus colaboradores e, 2)
conseguir que o trabalho executado proporcione prazer a cada funcionário.
Analisemos cada um desses
elementos considerados motivacionais.
Evitar a insatisfação. Vejamos alguns componentes capazes de
contribuir no sentido de se evitar a insatisfação na sua equipe: plano de
carreira, assistência médica, hospitalar e dentária, participação nos lucros da
empresa, cartão corporativo, prêmio por atingimento de metas, bolsa de estudos,
financiamento para aquisição de imóveis e veículos, sistema de comunicação
eficiente em todos os níveis hierárquicos, estrutura administrativa que permita
movimentação horizontal e vertical dos funcionários como promoções e transferências,
moradia, viagens internacionais, entre outros. Devo dizer que evitar a insatisfação é um elemento é
muito frágil e temporário, porém não deixa de ser importante, sendo realmente
necessário que se evite a insatisfação a
todo custo. Sabemos muito bem que o indivíduo fica insatisfeito quando não tem
suas necessidades atendidas. Por outro lado nem sempre um funcionário não
insatisfeito pode ser considerado motivado. Um exemplo clássico do que estou
dizendo é a política de distribuição dos lucros da empresa. Nos primeiros
meses, logo após sua implantação, todo funcionário está “na ponta dos cascos”,
exultante. Após algum tempo irá dizer que a empresa ganha com seu trabalho e
que não está fazendo nada além de ser justa. E minha pergunta é a seguinte: Onde
foi parar a motivação? A conclusão sobre estes elementos todos é que eles não
passam de meros incentivos e nunca
podem ser considerados motivacionais.
Os incentivos são passageiros e exteriores ao indivíduo, diferentemente dos
motivacionais que são intrínsecos, nascem no interior de cada pessoa. Por sua
vez a busca do prazer é realmente o
único pilar motivacional.
Buscar o prazer. O funcionário deve sentir prazer com sua
atividade, com seu serviço e com tudo que faz, que realiza. Este é o principal
elemento motivacional: o prazer com o
trabalho. Gostar do seu trabalho torna-se o mais importante elemento
motivacional em uma organização, senão o único. Este fator justifica por que
algumas empresas se destacam positivamente das demais. As empresas vitoriosas procuram
fazer o funcionário sentir prazer ao realizar seu trabalho. Deve haver uma
identidade entre o funcionário e o trabalho que realiza. Trata-se de um
casamento muito bem sucedido entre trabalho e trabalhador. Sem prazer o
casamento acaba. O mesmo ocorre entre trabalhador e trabalho. Torne seu
trabalho prazeroso, torne seu ambiente de trabalho cheio de alegria e bom
humor, torne as pessoas mais felizes e satisfeitas por trabalharem com você,
seja você chefe, gerente ou empregador.
Afif Bittar – Sociólogo –
Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração
Geral e em Recursos Humanos.
(03/11/09).
afifbittar.blogspot.com.br
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