segunda-feira, 18 de junho de 2012

Motivar é possível?


Alguns estudiosos das teorias motivacionais defendem uma tese que diz existirem dois elementos motivacionais: evitar a insatisfação e buscar o prazer.
De acordo com essa tese a empresa somente conseguiria motivar seu pessoal de duas únicas maneiras: 1) evitando a todo custo que a insatisfação se instale no meio dos seus colaboradores e, 2) conseguir que o trabalho executado proporcione prazer a cada funcionário.
Analisemos cada um desses elementos considerados motivacionais.
Evitar a insatisfação. Vejamos alguns componentes capazes de contribuir no sentido de se evitar a insatisfação na sua equipe: plano de carreira, assistência médica, hospitalar e dentária, participação nos lucros da empresa, cartão corporativo, prêmio por atingimento de metas, bolsa de estudos, financiamento para aquisição de imóveis e veículos, sistema de comunicação eficiente em todos os níveis hierárquicos, estrutura administrativa que permita movimentação horizontal e vertical dos funcionários como promoções e transferências, moradia, viagens internacionais, entre outros. Devo dizer que evitar a insatisfação é um elemento é muito frágil e temporário, porém não deixa de ser importante, sendo realmente necessário que se evite a insatisfação a todo custo. Sabemos muito bem que o indivíduo fica insatisfeito quando não tem suas necessidades atendidas. Por outro lado nem sempre um funcionário não insatisfeito pode ser considerado motivado. Um exemplo clássico do que estou dizendo é a política de distribuição dos lucros da empresa. Nos primeiros meses, logo após sua implantação, todo funcionário está “na ponta dos cascos”, exultante. Após algum tempo irá dizer que a empresa ganha com seu trabalho e que não está fazendo nada além de ser justa. E minha pergunta é a seguinte: Onde foi parar a motivação? A conclusão sobre estes elementos todos é que eles não passam de meros incentivos e nunca podem ser considerados motivacionais. Os incentivos são passageiros e exteriores ao indivíduo, diferentemente dos motivacionais que são intrínsecos, nascem no interior de cada pessoa. Por sua vez a busca do prazer é realmente o único pilar motivacional.
Buscar o prazer. O funcionário deve sentir prazer com sua atividade, com seu serviço e com tudo que faz, que realiza. Este é o principal elemento motivacional: o prazer com o trabalho. Gostar do seu trabalho torna-se o mais importante elemento motivacional em uma organização, senão o único. Este fator justifica por que algumas empresas se destacam positivamente das demais. As empresas vitoriosas procuram fazer o funcionário sentir prazer ao realizar seu trabalho. Deve haver uma identidade entre o funcionário e o trabalho que realiza. Trata-se de um casamento muito bem sucedido entre trabalho e trabalhador. Sem prazer o casamento acaba. O mesmo ocorre entre trabalhador e trabalho. Torne seu trabalho prazeroso, torne seu ambiente de trabalho cheio de alegria e bom humor, torne as pessoas mais felizes e satisfeitas por trabalharem com você, seja você chefe, gerente ou empregador.

Afif Bittar – Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos.          (03/11/09).
afifbittar.blogspot.com.br

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