terça-feira, 27 de novembro de 2012

Uma Visão Futurista da Liderança.


As empresas precisam ser globais e locais, pequenas, médias e grandes, centralizadas em alguns momentos e descentralizadas em outros. Os funcionários têm que ser ao mesmo tempo autônomos e componentes, membros de uma equipe e os gerentes devem delegar mais , entretanto, também devem controlar mais. Simples não é mesmo? Vejamos agora alguns comentários que surgiram em uma pesquisa realizada com alguns executivos:
·         Têm que pensar a longo prazo, porém, devem mostrar resultados imediatos.
·         São cobrados por inovação, contudo, não podem perder a eficiência e nem a eficácia.
·         Necessitam pensar em escala global, entretanto, não podem perder de vista as responsabilidades locais.
·         Obriga-se a colaborar com colegas, mas, a competição é uma meta constante, permanente.
·         Sem que haja perda no seu desempenho, suas metas na realização de negócios crescem mês a mês.
·         O líder deve trabalhar em equipe, entretanto, é cobrado individualmente por sua responsabilidade individual, pessoal.
·         Embora não possa deixar de seguir as regras, padrões e normas da empresa, tem que ser flexível nas suas atitudes e decisões.
Vejam que paradoxo não é o mesmo que contradição. Embora possam parecer incongruentes, ambos os termos de um paradoxo são verdadeiros em um nível superior. É esse nível superior de entendimento que você e sua empresa devem buscar. Não se iluda, paradoxos e contradições fazem parte da natureza humana e, agora, mais do que nunca, estão no cerne do mundo dos negócios. Os últimos anos foram e têm sido muito loucos e bota muito nisso. Os próximos anos nem Deus sabe como iremos encarar, melhor dizendo, como poderemos vivê-los. A crise global está deixando todo o planeta em polvorosa por culpa exclusivamente do próprio homem, esse mesmo homem que não soube administrar decente e honestamente seus próprios territórios, países, nações, empresas, organizações e suas equipes. Nos próximos anos estaremos passando por momentos completa e extremamente loucos. Não saberemos onde ir, o que e como fazer. Nossa vida profissional será recheada de expectativas mil, apostas malucas, altíssimos riscos, incertezas, ambigüidades e, óbvio, desempenhos controlados com rigor e por severos controladores, indivíduos treinados especialmente para essa finalidade. Como esses próximos anos serão de incertezas você deverá reinventar sua própria carreira, estabelecer sua própria marca e promover seu projeto pessoal. No caos em que deveremos estar vivendo uma nova liderança deverá emergir como o elemento mais importante do mundo dos negócios. Tom Peters diz que “liderança é o atributo que tem a maior demanda e a menor oferta em nosso mercado de trabalho. Isso quer dizer que nos próximos anos teremos que nos virar com uma nova lista de qualidades de liderança, não ortodoxa, não testada e talvez completamente aloucada”. Vejamos como deverão ser esses “novos líderes” e vamos nos preparar para não cometermos enganos:
·         Líderes visionários são importantes, entretanto administradores são fundamentais.
·         A liderança é confusa – tudo depende, tem que pensar em liderança situacional – a pessoa certa, o estilo certo, para a situação certa, para o momento certo.
·         O talento é fundamental na equipe – cuidado para não nivelar por baixo.
·         Líderes amam confusão – nas diferenças, nas divergências e discussões surge a luz, a energia, a criatividade.
·         O líder quase nunca é a pessoa que apresenta o melhor desempenho. Os líderes divertem-se na maioria das vezes orquestrando o trabalho dos funcionários e não executando eles próprios.
·         Líderes criam seus próprios destinos. Nos próximos anos não deverá haver espaço para burocratas. Deverão sobreviver apenas e tão somente as pessoas habilitadas e capacitadas na arte de supervisionar e liderar equipes. Os demais serão, inevitavelmente, excluídos do mapa de gestão de pessoas.
·         Líderes vencem utilizando-se de logística, de decisões certas nas atividades certas e na hora certa. Delegam os trabalhos certos às pessoas certas, na hora certa.
·         Líderes entendem o poder supremo dos bons relacionamentos interpessoais. Os líderes nunca dão uma ordem que não possa ser cumprida.
·         Líderes fazem tudo ao mesmo tempo – qual é o item mais restrito hoje, amanhã e depois de amanhã? Muito provavelmente o tempo. O futuro pertence ao líder que consegue realizar diversas atividades simultaneamente. As mulheres competem com os homens e conseguem administrar mais atividades ao mesmo tempo. Elas ocupam-se com detalhes dos trabalhos, relacionam-se com novos conhecidos, novas pessoas, fazem mais perguntas por serem mais curiosas, são melhores ouvintes, desenvolvem e encorajam a harmonia grupal, organizam enormes listas de atividades por fazer, mantém uma forte ligação com as pessoas.
·         Os líderes necessitam mudar e reinventar a si próprios. Eles precisam estar prontos para mudar, adaptar, esquecer, perdoar, improvisar. Devem estudar novos papeis e novos relacionamentos para si mesmos e para suas equipes.
·         Líderes confiam em seus instintos. Quanto mais loucos os tempos, mais eles devem desenvolver suas intuições e confiar nelas.
·         Líderes cometem erros e não costumam esquentar a cabeça por esse motivo. À medida que o tempo passa os erros poderão até aumentar. Errar faz parte do processo de aprendizagem. O que você deve fazer é reconhecer que errou e, assim, cometer seus erros friamente, porém nunca os mesmos.
·         Líderes devem ser bem humorados. O humor é a melhor arma para evitar que você e sua equipe enlouqueçam.
·         Líderes não criam seguidores, criam novos líderes.
·         Líderes prezam e respeitam seus adversários, seus inimigos, seus concorrentes. Eles procuram na organização a pessoa que queira ultrapassar sua própria sabedoria e reverenciam essa pessoa.
·         Líderes adoram tecnologia. Se não amá-la você se tornará vítima do seu chefe e não seu parceiro nas mudanças a serem implementadas. Você não precisa ser um técnico, mas tem que adotar a tecnologia. Ela poderá levá-lo por caminhos tenebrosos, sombrios e até perigosos, não importa, a verdade é que estará remodelando, reformando, transformando todo o planeta e, por isso mesmo, você se obriga a se transformar, se remodelar também.
·         Líderes são apaixonados, costumam sonhar em tecnicolor, vêem o mudo com cores mais vivas, mais brilhantes, imagens mais definidas em HD, com alta resolução e com som de altíssima fidelidade. Liderança é ter, criar, mostrar e difundir energia.
·         Líderes respeitam as pessoas e se importam com suas conexões, pois sabem que conexões removem montanhas.
·         Liderança é desempenho. Ela reflete a qualidade da ação empreendida, aplicada na atividade.
·         Líderes são grandes contadores de histórias. Números para eles são aborrecimentos. Suas histórias são pessoais, apaixonadas e preenchem um propósito.
·         Líderes encontram tempo para usar o telefone e sabem usá-lo. Líderes são bons comunicadores.
·         Líderes ouvem com atenção e sintonizados, geram simpatias, criando conexões e construindo coerência.
·         Líderes têm prazer em rodear-se de pessoas mais espertas que eles. São capazes de contratar pessoas mais talentosas que eles próprios para aprender com elas. São audaciosos.
·         Caso você não consegue aprender rapidamente ficará para trás. Caso não se atualize muito rapidamente ficará definitivamente fora do progresso e do desenvolvimento, correndo o rico de ser atropelado.
Os 10 Mandamentos da Gestão de Pessoas.
1.      Dignificar o ser humano.
2.      Tornar estratégica a Administração de Recursos Humanos.
3.      Compartilhar a administração com os gerentes e suas equipes.
4.      Mudar e inovar incessantemente.
5.      Dignificar e elevar o trabalho.
6.      Promover a felicidade e buscar a satisfação pessoal e grupal.
7.      Respeitar a individualidade e a realização de cada pessoa.
8.      Enriquecer continuamente o capital humano.
9.      Preparar o futuro e criar o destino.
10.  Focar o essencial e buscar a sinergia.
Afif Bittar – Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor em Administração Geral e em Recursos Humanos. afifbittar.blogspot.com     (24/04/12).

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