As empresas
precisam ser globais e locais, pequenas, médias e grandes, centralizadas em
alguns momentos e descentralizadas em outros. Os funcionários têm que ser ao
mesmo tempo autônomos e componentes, membros de uma equipe e os gerentes devem
delegar mais , entretanto, também devem controlar mais. Simples não é mesmo?
Vejamos agora alguns comentários que surgiram em uma pesquisa realizada com
alguns executivos:
·
Têm
que pensar a longo prazo, porém, devem mostrar resultados imediatos.
·
São
cobrados por inovação, contudo, não podem perder a eficiência e nem a eficácia.
·
Necessitam
pensar em escala global, entretanto, não podem perder de vista as
responsabilidades locais.
·
Obriga-se
a colaborar com colegas, mas, a competição é uma meta constante, permanente.
·
Sem
que haja perda no seu desempenho, suas metas na realização de negócios crescem
mês a mês.
·
O
líder deve trabalhar em equipe, entretanto, é cobrado individualmente por sua
responsabilidade individual, pessoal.
·
Embora
não possa deixar de seguir as regras, padrões e normas da empresa, tem que ser
flexível nas suas atitudes e decisões.
Vejam que
paradoxo não é o mesmo que contradição. Embora possam parecer incongruentes,
ambos os termos de um paradoxo são verdadeiros em um nível superior. É esse
nível superior de entendimento que você e sua empresa devem buscar. Não se
iluda, paradoxos e contradições fazem parte da natureza humana e, agora, mais
do que nunca, estão no cerne do mundo dos negócios. Os últimos anos foram e têm
sido muito loucos e bota muito nisso. Os próximos anos nem Deus sabe como
iremos encarar, melhor dizendo, como poderemos vivê-los. A crise global está
deixando todo o planeta em polvorosa por culpa exclusivamente do próprio homem,
esse mesmo homem que não soube administrar decente e honestamente seus próprios
territórios, países, nações, empresas, organizações e suas equipes. Nos
próximos anos estaremos passando por momentos completa e extremamente loucos.
Não saberemos onde ir, o que e como fazer. Nossa vida profissional será
recheada de expectativas mil, apostas malucas, altíssimos riscos, incertezas,
ambigüidades e, óbvio, desempenhos controlados com rigor e por severos
controladores, indivíduos treinados especialmente para essa finalidade. Como
esses próximos anos serão de incertezas você deverá reinventar sua própria
carreira, estabelecer sua própria marca e promover seu projeto pessoal. No caos
em que deveremos estar vivendo uma nova liderança
deverá emergir como o elemento mais importante do mundo dos negócios. Tom
Peters diz que “liderança é o atributo
que tem a maior demanda e a menor oferta em nosso mercado de trabalho. Isso
quer dizer que nos próximos anos teremos que nos virar com uma nova lista de
qualidades de liderança, não ortodoxa, não testada e talvez completamente aloucada”.
Vejamos como deverão ser esses “novos
líderes” e vamos nos preparar para não cometermos enganos:
·
Líderes
visionários são importantes, entretanto administradores são fundamentais.
·
A liderança é
confusa – tudo depende, tem que pensar em liderança situacional – a pessoa
certa, o estilo certo, para a situação certa, para o momento certo.
·
O talento é
fundamental na equipe – cuidado para não nivelar por baixo.
·
Líderes amam
confusão – nas diferenças, nas divergências e discussões surge a luz, a
energia, a criatividade.
·
O líder quase
nunca é a pessoa que apresenta o melhor desempenho. Os líderes divertem-se na
maioria das vezes orquestrando o trabalho dos funcionários e não executando
eles próprios.
·
Líderes criam
seus próprios destinos. Nos próximos anos não deverá haver espaço para
burocratas. Deverão sobreviver apenas e tão somente as pessoas habilitadas e
capacitadas na arte de supervisionar e liderar equipes. Os demais serão,
inevitavelmente, excluídos do mapa de gestão de pessoas.
·
Líderes vencem
utilizando-se de logística, de decisões certas nas atividades certas e na hora
certa. Delegam os trabalhos certos às pessoas certas, na hora certa.
·
Líderes entendem
o poder supremo dos bons relacionamentos interpessoais. Os líderes nunca dão
uma ordem que não possa ser cumprida.
·
Líderes fazem
tudo ao mesmo tempo – qual é o item mais restrito hoje, amanhã e depois de
amanhã? Muito provavelmente o tempo. O futuro pertence ao líder que consegue
realizar diversas atividades simultaneamente. As mulheres competem com os
homens e conseguem administrar mais atividades ao mesmo tempo. Elas ocupam-se
com detalhes dos trabalhos, relacionam-se com novos conhecidos, novas pessoas,
fazem mais perguntas por serem mais curiosas, são melhores ouvintes,
desenvolvem e encorajam a harmonia grupal, organizam enormes listas de
atividades por fazer, mantém uma forte ligação com as pessoas.
·
Os líderes
necessitam mudar e reinventar a si próprios. Eles precisam estar prontos para
mudar, adaptar, esquecer, perdoar, improvisar. Devem estudar novos papeis e
novos relacionamentos para si mesmos e para suas equipes.
·
Líderes confiam
em seus instintos. Quanto mais loucos os tempos, mais eles devem desenvolver
suas intuições e confiar nelas.
·
Líderes cometem
erros e não costumam esquentar a cabeça por esse motivo. À medida que o tempo
passa os erros poderão até aumentar. Errar faz parte do processo de
aprendizagem. O que você deve fazer é reconhecer que errou e, assim, cometer
seus erros friamente, porém nunca os mesmos.
·
Líderes devem
ser bem humorados. O humor é a melhor arma para evitar que você e sua equipe
enlouqueçam.
·
Líderes não
criam seguidores, criam novos líderes.
·
Líderes prezam e
respeitam seus adversários, seus inimigos, seus concorrentes. Eles procuram na
organização a pessoa que queira ultrapassar sua própria sabedoria e reverenciam
essa pessoa.
·
Líderes adoram
tecnologia. Se não amá-la você se tornará vítima do seu chefe e não seu
parceiro nas mudanças a serem implementadas. Você não precisa ser um técnico,
mas tem que adotar a tecnologia. Ela poderá levá-lo por caminhos tenebrosos,
sombrios e até perigosos, não importa, a verdade é que estará remodelando,
reformando, transformando todo o planeta e, por isso mesmo, você se obriga a se
transformar, se remodelar também.
·
Líderes são
apaixonados, costumam sonhar em tecnicolor, vêem o mudo com cores mais vivas,
mais brilhantes, imagens mais definidas em HD, com alta resolução e com som de
altíssima fidelidade. Liderança é ter, criar, mostrar e difundir energia.
·
Líderes respeitam
as pessoas e se importam com suas conexões, pois sabem que conexões removem
montanhas.
·
Liderança é
desempenho. Ela reflete a qualidade da ação empreendida, aplicada na atividade.
·
Líderes são
grandes contadores de histórias. Números para eles são aborrecimentos. Suas
histórias são pessoais, apaixonadas e preenchem um propósito.
·
Líderes
encontram tempo para usar o telefone e sabem usá-lo. Líderes são bons
comunicadores.
·
Líderes ouvem
com atenção e sintonizados, geram simpatias, criando conexões e construindo
coerência.
·
Líderes têm
prazer em rodear-se de pessoas mais espertas que eles. São capazes de contratar
pessoas mais talentosas que eles próprios para aprender com elas. São
audaciosos.
·
Caso você não
consegue aprender rapidamente ficará para trás. Caso não se atualize muito
rapidamente ficará definitivamente fora do progresso e do desenvolvimento,
correndo o rico de ser atropelado.
Os 10 Mandamentos da Gestão de Pessoas.
1.
Dignificar o ser
humano.
2.
Tornar
estratégica a Administração de Recursos Humanos.
3.
Compartilhar a
administração com os gerentes e suas equipes.
4.
Mudar e inovar
incessantemente.
5.
Dignificar e
elevar o trabalho.
6.
Promover a
felicidade e buscar a satisfação pessoal e grupal.
7.
Respeitar a
individualidade e a realização de cada pessoa.
8.
Enriquecer
continuamente o capital humano.
9.
Preparar o
futuro e criar o destino.
10. Focar o essencial e buscar a sinergia.
Afif Bittar –
Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor em Administração
Geral e em Recursos Humanos. afifbittar.blogspot.com (24/04/12).
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