sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Gestão de Pessoas Só Para o COMPETENTE, e Poucos o São! VIII.


Liderança e Administração são duas funções que, com freqüência, se interligam e se inter-relacionam, contudo, estas duas palavras descrevem duas concepções absolutamente distintas. A administração é uma visão dos métodos, é a divisão da empresa ou do trabalho da organização em partes, é a análise e o sequenciamento desse mesmo trabalho, buscando descobrir e conseguir uma melhor maneira de fazer determinadas tarefas. É também racionalização. A isso tudo chamamos de administração. A liderança lida com objetivos, com metas, com desafios. O que eu, como líder, pretendo alcançar, conseguir, quais objetivos atingir? Para onde vou? Segundo Peter Drucker e Warren Bennis, “Administrar é fazer as coisas do jeito certo e Liderar é como conseguir que a equipe faça as coisas certas”. Liderança é uma fase da administração. Administradores governam e líderes são seguidos. Líderes devem ter visão estratégica, saber negociar com o grupo objetivos, metas e valores para que possam seguir juntos, ao invés de simplesmente controlar as pessoas. A administração é o grau de eficácia necessária para que se possa subir mais rapidamente a escada do sucesso. A liderança determina se a escada está adequadamente apoiada na parede correta. A administração passou por uma enorme transformação nos anos 90 e, para que possamos analisar esta mudança, vamos, em primeiro lugar, conceituar o termo “paradigma”. Esta palavra vem do grego. Em sua origem era utilizado no sentido apenas científico, entretanto, nos dias atuais, o termo é empregado usualmente para definir um modelo, teoria, percepção, pressuposto ou um modelo de referência. Em sentido mais genérico é a maneira como “vemos o mundo”, não no sentido da vista, do visual, da visão, mas sim em termos de percepção, compreensão e interpretação de como esse mundo está tratando as pessoas, se estão felizes ou tristes, se as guerras continuam, se há fome e miséria e assim por diante. Desejamos saber o que esse mundo nos oferece e como poderemos desfrutar das oportunidades por ele oferecidas. Um modo simples de entender um paradigma é vê-lo como um mapa. Todos sabem que um mapa não é um território, mas sim a explicação de certos aspectos do território em questão. Assim sendo podemos entender que um paradigma é exatamente uma teoria, uma explicação, um modelo de alguma coisa. A grande vantagem de um paradigma é que, com base nele, temos um enorme campo de pesquisa para interpretar a mesma coisa de modos diferentes e desse modo criar um novo paradigma.
PARADIGMA ANTERIOR.                                   NOVO PARADIGMA.
Autoridade impositiva.                                             Liderança e consenso.
Objetivos do indivíduo contrapostos                        Objetivos individuais e comunitários se
aos da comunidade.                                                   harmonizam.
Interesses ocultos, manipulação, tráfico de poder.    Abertura, autenticidade, honestidade, ética.
Rigidez.                                                                      Flexibilidade.
Metas impostas, decisões de cima para baixo.          Estímulo à autonomia, decisões em grupo,    
                                                                                   administração participativa.
Em nossa condição de indivíduos participantes de diferentes grupos profissionais, freqüentemente estamos tão ocupados com a nossa insegurança pessoal e grupal, com a manutenção do nosso “ganha pão”. E como o ambiente em que vivemos se altera rapidamente, a liderança torna-se, dia-a-dia, cada vez mais crítica e mais necessária do que nunca. A violência corre solta. A eficácia e muitas vezes a sobrevivência do grupo não dependem apenas de quanto esforço que empregamos e sim, se estamos canalizando nosso esforço na direção certa e se imprimimos a força suficiente para nos tirar de dentro do atoleiro em que caímos.
afifbittar.blogspot.com.br

Afif Bittar – Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos.   (02/11/07).   Trecho extraído e modificado do livro “Todos podem ser competentes na gestão de pessoas, inclusive você”, de minha autoria em parceria com o professor Djalma Cholas. Obra ainda não publicada.


                                                                          

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