domingo, 10 de fevereiro de 2013

Você está estressado, pifado? O que fazer? II



Vimos que o estresse é um dos maiores problemas dos nossos tempos. É um corre-corre em que chegamos até a perder o fôlego. Ninguém respeita nossos horários, seja nos consultórios médicos, dentistas, nos centros de diagnósticos por imagem, nas entrevistas de emprego, nos compromissos já firmados e confirmados. Perdemos horas e horas nas salas de espera e até o sono. Nossa alimentação não é nada boa e com tanta correria não sobra tempo para a família e nem para o lazer. Desse modo o resultado é um só: fadiga crônica ou estresse. O estresse caracteriza-se por uma alteração no comportamento da pessoa, acompanhado por um desgaste generalizado do organismo. Todas essas alterações provocam uma vulnerabilidade do indivíduo em razão do seu modo de vida. Para que você se livre do estresse é necessário que adquira bons hábitos com alimentação saudável, disponibilidade ao lazer, prática freqüente de exercícios, esportes e, principalmente, reconhecer os limites do seu corpo e da sua mente. Veja quais as partes do corpo humano afetadas pelo estresse:
Cérebro. O cansaço prejudica a circulação sangüínea provocando alterações de comportamento como: indecisão, esquecimento, irritabilidade, pânico, fobias etc.
Ouvido. O estresse enrijece a musculatura do ouvido provocando desagradáveis zumbidos de difícil tratamento.
Estômago. A produção de suco gástrico aumenta caso a tensão seja por muito tempo e como resultado temos gastrites e úlceras.
Pele. Durante o período do estresse surgem manifestações dermatológicas muito comuns, entre as quais estão as alergias, psoríase* e herpes.
Dor de cabeça. A dor é provocada pela contração dos músculos. Essas dores são em virtude da tensão nos músculos dos ombros e pescoço.
Coração. As artérias do corpo se contraem prejudicando a circulação sangüínea. Por essa razão o coração bate mais rápido constituindo-se em um enorme e perigoso risco às pessoas com predisposição à doenças cardíacas.
Sistema imunológico. Esse sistema fica inibido em virtude da alta tensão provocada pelo estresse e, conseqüentemente, seu organismo está vulnerável a diversos tipos de infecções.
Câimbra. O excesso de adrenalina liberada provoca uma produção de suor maior levando a uma perda de potássio e outros minerais. Estas perdas ocasionam muitas cãibras.
Os especialistas recomendam algumas dicas.
Alimentação. Alimente-se regularmente dando preferência aos alimentos naturais.
Lazer. Todas as pessoas necessitam de algumas horas de lazer. Divida seu dia da seguinte maneira: oito horas de sono, oito horas de trabalho e oito horas de lazer assim divididas: alimentação, higiene pessoal e atividades que lhe causem prazer, podendo ser pescaria, cinema, teatro, ouvir música, prática um esporte qualquer etc.
Sono. Todo organismo necessita regularmente de repouso. Descubra qual é o seu tempo de sono.
Atividade física. A prática de atividade física contribui para minimizar as tensões que o estresse provoca. Converse com seu médico e descubra a mais adequada.
* psoríase: doença caracterizada pela erupção cutânea de placas cobertas de escamas esbranquiçadas e rosadas e mais freqüentes nos membros inferiores e superiores e no couro cabeludo.
Fonte: Revista Skopia Médica. Foram feitas alterações pelas quais sou responsável.
fifbittar.blgspot.com.br

Afif Bittar – Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos.          (03/12/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário