sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Gestão de Pessoas Só Para o COMPETENTE, e Poucos o São! – VII


Tom Peters, um dos mais importantes e respeitáveis gurus dos séculos XX e XXI, diz que liderar é saber como explorar os mananciais da motivação humana e também conhecer a base do relacionamento com colegas. Pesquisas recentes demonstram que a liderança é um conjunto de práticas que se pode observar e aprender, revelam os estudiosos deste assunto, os professores James Kouzes e Barry Posner, da Tom Peters & Posner Consultoria.
Será você um líder? Warren Bennis, em seu livro “Como se tornar um líder”, diz que: “Os líderes são pessoas com capacidade para se expressar plenamente. Elas também sabem o que querem, por que querem e como se comunicar com os demais, a fim de obter cooperação e o apoio deles”. Dentro dessa linha de pensamento de Warren Bennis, para ser líder você deverá “malhar muito”, estudar muito, ter profundo conhecimento técnico e administrativo dos trabalhos do seu setor e necessitará ser respeitado profissionalmente por todos. Diz ainda o professor Warren Bennis que é impossível ser líder sem saber mais que todos os outros. Entretanto estas características exigidas para um líder nem sempre são encontradas nos tradicionais “chefes e gerentes”, nossos velhos conhecidos. Muitas vezes estes tais chefes e gerentes não possuem nem os conhecimentos técnicos e administrativos rudimentares para o exercício do cargo, razões mais que suficientes para inspirarem desconfiança nos seus subordinados e, mais que isso, desrespeito e insubordinação. Neste caso seria demais querer exigir destes pobres coitados a habilidade, a capacidade e a competência para liderar. A liderança é exercida através da competência, do poder de persuasão e de influência. Ela não é automática. Ela nasce de acordo com a situação, com o momento, com a necessidade, razão pela qual é chamada de liderança situacional. Surge em determinados momentos, é exercida, afasta-se, recolhe-se temporariamente aguardando um outro momento para voltar a marcar sua presença. Esta é, sem nenhuma dúvida, a forma mais moderna de liderança, a Liderança Situacional, de Paul Hersey e Kenneth Blanchard. Sabemos perfeitamente que grande parte das empresas neste planeta não contam em seus quadros com líderes e sim com meros chefes cumpridores de ordens. São indivíduos que nada discutem e nada propõem. Barry Woolf, do American Institute of Management & Development, elaborou uma lista onde mostra com uma competente clareza a diferença entre chefe e líder:
  • O chefe conduz as pessoas, o líder aconselha;
  • O chefe inspira medo, o líder, entusiasmo;
  • O chefe diz “eu”, o líder, “nós”;
  • O chefe se preocupa com coisas, o líder, com pessoas;
  • O chefe colhe os louros, o líder os distribui;
  • O chefe enxerga o “hoje”, o líder contempla o “amanhã”.
O líder possui um extraordinário poder de atrair seguidores. Sabemos que a maioria das pessoas seguiria um líder que fosse honesto, leal, verdadeiro, competente, inspirador, habilidoso na arte da comunicação, antecipador de fatos e de acontecimentos, que possua a capacidade de planejar ações futuras e prever resultados. Estas qualidades todas não são inatas, elas todas podem e devem ser desenvolvidas através de programas específicos de treinamento e desenvolvimento de talentos.
afifbittar.blospot.com.br

Afif Bittar – Cientista Social – Psicólogo Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos. (29/10/07).   Artigo extraído e modificado do livro “Todos podem ser competentes na gestão de pessoas, inclusive você”, de minha autoria em parceria com o professor Djalma Cholas. Obra ainda não publicada.

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