terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os Dez Mandamentos da Qualidade.


Cuca fresca. Ao acordar não permita que algo que não saiu como você planejou ontem seja o tema do dia de hoje. Reveja com sua equipe seus planos para o dia de hoje. Isto é uma dose puríssima de qualidade.
Pense positivamente e seja uma pessoa bem educada. Ao entrar em seu ambiente de trabalho cumprimente cada um dos seus colegas mesmo que eles não sejam da sua área. Dê um “alô” inclusive  para o público externo. Pensamento positivo é qualidade.
Seja organizado. Organize-se. Adote determinados padrões diários de comportamento. Inicie seu expediente abrindo sua mesa de trabalho, ligando o computador, disponibilizando recursos humanos, materiais,tecnológicos, financeiros etc. Comece seu dia revisando o dia anterior. Analise acertos e erros. Organização é qualidade.
Não se precipite.  Seja prevenido. Analise o relatório do dia anterior. Não se deixe envolver pela primeira informação de erro recebida do dia anterior.Essa informação pode não conter todos os detalhes e, por isso mesmo, não ser verdadeira. Junte mais e mais dados e fatos que lhe permitam um diagnóstico completo sobre o assunto e, desse modo, você irá reunir mais recursos podendo solucionar seu problema. Esse tipo de conduta e pura qualidade.
Seja atencioso. Esteja sempre disponível àqueles que solicitam sua atenção. Dispense sempre que possível parte do seu tempo no auxílio aos colegas e subordinados da sua área e de outras áreas. Eles necessitam de sua ajuda e confiam em você. Adie seus afazeres por alguns momentos socorrendo seus colegas. Agindo desse modo você só tem a ganhar. Isto também é qualidade.
Respeite os limites do seu organismo. Faça suas refeições normais e nas horas certas, a não ser em casos especiais e excepcionais. Não deixe nunca de se alimentar. Coma nem que seja um simples lanche, mas coma. Uma tarefa por mais urgente que seja poderá esperar uns trinta minutinhos para que você possa fazer sua refeição. Cuidar da sua alimentação e da saúde é qualidade.
Cumpra metas, objetivos e prazos. Agende com sua equipe todas as tarefas e estabeleça datas para e término de todas elas. Adiar a entrega  do trabalho esta fora de cogitação, a não ser que tenha havido desvio não previsto no planejamento. Cumpra o que foi combinado. Cumprimento de prazos é qualidade.
Exponha suas idéias. Procure aproveitar as oportunidades que surgem como eventos diversos e reuniões para expor suas teorias e idéias. Divulgue-as sem medo. É óbvio que encontrará aqueles que discordam e os que concordam. Exponha suas idéias e não desista daquilo em que você crê. Ter paciência e saber esperar é qualidade.
Fale sempre a verdade. Não prometa aquilo que você não pode cumprir simplesmente  porque está fora do seu alcance. Não queira aparecer desse modo, pois agindo assim só tem a perder e seu conceito de integridade e de respeito que anteriormente eram bons agora irão cair por terra. Desse modo você perderá a credibilidade. Ser verdadeiro é ótimo e significa qualidade da boa.
Ame a família e os amigos. Ao sair do trabalho indo para sua casa ou para ou “happy-hour” esqueça o serviço. Imagine como será ótimo chegar em sua casa, rever a família ou estar com os amigos e colegas jogando conversa fora, descontraídos e sem as costumeiras preocupações do “dia-a-dia”. Isto sim é qualidade.
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Afif Bittar – Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos.        (27/03/09).

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