quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

UNIVERSIDADE CORPORATIVA.


As instituições formais de ensino e educação vieram para o Brasil, venceram e ficaram de vez. Você empresário visionário e empreendedor deve pensar no assunto com muito critério e seriedade sem nenhum preconceito, já que somente tem a ganhar. Em virtude da longa, muito longa crise mundial vivida desde 2008, uma das saídas é sem dúvida alguma o desenvolvimento das competências e dos conhecimentos dos trabalhadores, desde o treinamento do pessoal na base da pirâmide até a alta cúpula organização. Convém destacar que os objetivos da aprendizagem devem estar vinculados aos objetivos da empresa. Organizações de todo o tamanho podem e devem aderir a esta idéia. Caso uma empresa seja pequena ela certamente poderá associar-se a outras de menor porte, formando assim uma cooperativa de educação e treinamento, oferecendo e fornecendo programas de treinamento e desenvolvimento uns aos outros. Estrategicamente  foi criada a visão da contribuição do treinamento para os negócios das empresas tanto quanto da visão do propósito da universidade corporativa, bem como perpetuar a cultura e os valores empresariais. Caso você esteja pensando que os gastos com a universidade corporativa sejam elevados posso adiantar que não são nada superiores aos havidos com o treinamento convencional. Eles consomem em média entre 3 e 5% da folha de pagamento. O custo/benefício posso dizer que é esplêndido, havendo um retorno em médio prazo. Nada impede que você passe a fornecer treinamento para seus fornecedores, seus clientes, aos atacadistas e distribuidores, alunos de 2º. e 3º. graus escolares, estagiários, pessoas da comunidade.
O que caracteriza uma universidade corporativa?
  • Ela está diretamente relacionada aos objetivos empresariais.
  • A universidade corporativa é responsável pela incorporação da cultura organizacional nas pessoas.
  • Toda universidade corporativa deve possuir um currículo sistemático, além de, conforme as necessidades, preparar currículos de cursos específicos para necessidades específicas de empresas específicas.
  • O propósito da universidade corporativa não pode e nem deve ser diferente do propósito das demais unidades de treinamento da empresa. Ambos, quando existam, devem caminhar no sentido de atingir os objetivos organizacionais.
Receita para o sucesso.
O sucesso é construído à noite quando você faz um curso, estuda ou lê. Esforce-se caso deseja vencer na carreira que escolheu. Planeje e realize seus projetos e sonhos. Pós-graduação hoje é obrigação, não apenas um diferencial. O sucesso está ligado ao processo de educação e aprendizado. Cuidado com a instituição de ensino que oferece o curso. Informe-se no MEC.
Aceite ser o pior aluno da classe. Fazer um curso do qual você nada sabe não é problema e sim solução. No final você irá dominar tudo. Quebre a cabeça e vá a luta, aprenda, aumente seu potencial, não tenha vergonha em perguntar quando não souber um assunto. Você estará adquirindo novas competências, novas capacidades e ampliando seu potencial.
Aceite ser um tolo. Quando seus colegas de classe pedirem para assinar o trabalho de grupo que você fez sozinho aceite e deixe que assinem. Quando seu chefe solicitar para trabalhar até mais tarde, fique e trabalhe. Deixe que os outros colegas se mandem. Dar sempre algo mais, além do combinado, um dia fará a diferença.
Trabalhe com campeões. Os campeões irão ensiná-lo também a ser campeão. Os medianos quebram galhos, apagam pequenos incêndios. O campeão é o melhor e você somente desenvolverá seu melhor talento trabalhando com talentosos campeões. Não perca tempo com os medianos. Ajude o mediano a crescer.  Agindo assim você só irá ganhar. Particularmente eu aprendi a jogar ping-pong com um campeão, o meu amigo Marcus César Cantú, hoje em missão mais importante em um plano superior desenvolvendo  seu talento e os talentos indicados por DEUS. Salve César!
afifbittar.blogspot.com.br.
Afif Bittar – Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos.   (29/07/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário