sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CONFLITOS, COMO RESOLVER.


Você trabalha em uma empresa a qual pode ser de porte pequeno, médio ou grande, não importa seu tamanho sendo membro de um grupo de colaboradores/funcionários. Modernamente esse grupo de pessoas está sendo chamado de equipe ou time. Não importa muito qual o nome que venham a dar ao seu grupo pois alguns indivíduos que pretendem ser mais “moderninhos” gostam de criar nomes novos para velhos costumes e hábitos. O que na verdade importa mais no caso proposto no título deste artigo é que, pelo simples fato de vivermos em grupos e por lidarmos com pessoas, estamos todos sujeitos a nos darmos ora bem e ora mal com alguns de nossos colegas. Os desentendimentos e conflitos acontecerão quer queiramos ou não. Em todo time saudável ou não existem conflitos e o que difere uns dos outros é a sua gravidade. Algumas pessoas se espantam quando afirmamos que os conflitos são comuns em times considerados saudáveis, onde seus membros são pessoas maduras profissionalmente. Os conflitos são necessários tendo em vista que  pessoas e grupos costumam cair de rendimento, passam a ser complacentes, sem criatividade, onde a vida costuma correr em uma mesmice. A rotina toma conta de você e da vida do grupo, daí a necessidade de um solavanco, uma boa e saudável sacudidela na miserável rotina que acomodou totalmente seu time. Sem um bom desentendimento, um bom e proveitoso conflito os grupos tornam-se acomodados com idéias pobres e ruins, idéias estas que não são substituídas por novas e criativas propostas, e o que ainda é muito pior, os componentes dos grupos deixam de ser honestos uns com os outros, faltando com a verdade, chegando até a delatar velhos colegas. Instalado o conflito vem a questão de como lidar com ele sem deixar que acabe fugindo das suas mãos, do seu controle. Vejamos agora como tratar do conflito. Organize uma agenda com os itens a serem tratados na reunião e distribua copias para os seus convidados. Estabeleça dia, hora de início e de término bem como o local de sua realização. Inicie e termine suas reuniões sempre nos horários previstos não fugindo nunca dos temas agendados. Reúna seu grupo quando deverá focar as idéias e não as pessoas. Você está em uma equipe e, por isso mesmo, não deverá, em hipótese alguma, criticar quem quer que seja, mesmo sabendo que uma certa pessoa foi a geradora do conflito. Caso algum membro do grupo apresente uma idéia ruim, encoraje-o a falar sobre todos os aspectos da sua proposta pedindo-lhe para destacar os aspectos positivos e negativos  da sugestão. Nunca diga que a proposta de “fulano” é ruim. Coloque-a em discussão e não seu criador. Valorize todas as idéias. Mesmo aquelas que forem rejeitadas. Quando uma discussão for por demais acalorada, “jogue água na fervura”, isto é, acalme o grupo apontando a pessoa que estiver mais aborrecida ou chateada por qualquer motivo, buscando valorizar sua contribuição encaminhando sua proposta para estudo e discussão visando solucionar o problema. Destaque pontos positivos e negativos da proposta pondo em discussão todos os seus aspectos na tentativa de aproveitar apenas  os aspectos positivos. Elenque todas as idéias priorizando-as. Enumere todas as medidas prováveis de solução em ordem crescente, sendo a melhor medida a de número um seguindo-se as demais contribuições do grupo até que se chegue nas  propostas de menor peso sem que se desvalorize as pessoas que as propuseram, descartando aquelas que foram recusadas. Esgote todos os seus recursos até que encontre as melhores e mais salutares medidas para solucionar o conflito. Neste ponto deve-se valorizar todos os membros do grupo pois contribuíram positivamente na solução do conflito. Estabeleça uma data para início da aplicação das medidas corretivas e outra data para o término da sua aplicação. Acompanhe os resultados. Fique atento durante um determinado tempo observando e acompanhando atitudes, comportamentos e, especialmente, o processo de comunicação do grupo, buscando avaliar os resultados conseguidos após a tomada das medidas corretivas, e desse modo saberá o efeito causado em todo o  grupo. Pode até parecer fácil tratar e lidar com as partes conflitantes, contudo, é uma tarefa por demais difícil requerendo muito tato, habilidade e sabedoria.
afifbittar.blogspot.com.br
Afif Bittar – Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos.      (19/02/13).

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