Você trabalha em uma
empresa a qual pode ser de porte pequeno, médio ou grande, não importa seu
tamanho sendo membro de um grupo de colaboradores/funcionários. Modernamente
esse grupo de pessoas está sendo chamado de equipe ou time. Não importa muito
qual o nome que venham a dar ao seu grupo pois alguns indivíduos que pretendem
ser mais “moderninhos” gostam de criar nomes novos para velhos costumes e
hábitos. O que na verdade importa mais no caso proposto no título deste artigo é
que, pelo simples fato de vivermos em grupos e por lidarmos com pessoas,
estamos todos sujeitos a nos darmos ora bem e ora mal com alguns de nossos
colegas. Os desentendimentos e conflitos acontecerão quer queiramos ou não. Em
todo time saudável ou não existem conflitos e o que difere uns dos outros é a
sua gravidade. Algumas pessoas se espantam quando afirmamos que os conflitos
são comuns em times considerados saudáveis, onde seus membros são pessoas
maduras profissionalmente. Os conflitos são necessários tendo em vista que pessoas e grupos costumam cair de rendimento,
passam a ser complacentes, sem criatividade, onde a vida costuma correr em uma
mesmice. A rotina toma conta de você e da vida do grupo, daí a necessidade de
um solavanco, uma boa e saudável sacudidela na miserável rotina que acomodou
totalmente seu time. Sem um bom desentendimento, um bom e proveitoso conflito
os grupos tornam-se acomodados com idéias pobres e ruins, idéias estas que não
são substituídas por novas e criativas propostas, e o que ainda é muito pior, os
componentes dos grupos deixam de ser honestos uns com os outros, faltando com a
verdade, chegando até a delatar velhos colegas. Instalado o conflito vem a questão
de como lidar com ele sem deixar que acabe fugindo das suas mãos, do seu
controle. Vejamos agora como tratar do conflito. Organize uma agenda com os itens a serem tratados na reunião e
distribua copias para os seus convidados. Estabeleça dia, hora de início e de
término bem como o local de sua realização. Inicie e termine suas reuniões
sempre nos horários previstos não fugindo nunca dos temas agendados. Reúna seu grupo quando deverá focar as
idéias e não as pessoas. Você está em uma equipe e, por isso mesmo, não
deverá, em hipótese alguma, criticar quem quer que seja, mesmo sabendo que uma
certa pessoa foi a geradora do conflito. Caso algum membro do grupo apresente
uma idéia ruim, encoraje-o a falar sobre todos os aspectos da sua proposta
pedindo-lhe para destacar os aspectos positivos e negativos da sugestão. Nunca diga que a proposta de
“fulano” é ruim. Coloque-a em discussão e não seu criador. Valorize todas as idéias. Mesmo aquelas que forem rejeitadas.
Quando uma discussão for por demais acalorada, “jogue água na fervura”, isto é,
acalme o grupo apontando a pessoa que estiver mais aborrecida ou chateada por
qualquer motivo, buscando valorizar sua contribuição encaminhando sua proposta
para estudo e discussão visando solucionar o problema. Destaque pontos
positivos e negativos da proposta pondo em discussão todos os seus aspectos na
tentativa de aproveitar apenas os
aspectos positivos. Elenque todas as
idéias priorizando-as. Enumere todas as medidas prováveis de solução em
ordem crescente, sendo a melhor medida a
de número um seguindo-se as demais
contribuições do grupo até que se chegue nas propostas de menor peso sem que se desvalorize as pessoas que as propuseram, descartando
aquelas que foram recusadas. Esgote todos os seus recursos até que encontre as
melhores e mais salutares medidas para solucionar o conflito. Neste ponto
deve-se valorizar todos os membros do grupo pois contribuíram positivamente na
solução do conflito. Estabeleça uma data para início da aplicação das medidas
corretivas e outra data para o término da sua aplicação. Acompanhe os resultados. Fique atento durante um determinado tempo
observando e acompanhando atitudes, comportamentos e, especialmente, o processo
de comunicação do grupo, buscando avaliar os resultados conseguidos após a
tomada das medidas corretivas, e desse modo saberá o efeito causado em todo o grupo. Pode até parecer fácil tratar e lidar
com as partes conflitantes, contudo, é uma tarefa por demais difícil requerendo
muito tato, habilidade e sabedoria.
afifbittar.blogspot.com.br
Afif Bittar – Sociólogo
– Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração
Geral e em Recursos Humanos.
(19/02/13).
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