Cabe ao líder perceber quando
está havendo problemas de desajustes em sua equipe. Para que ele possa tomar
uma atitude correta deverá conhecer o máximo possível cada membro do seu grupo
de trabalho. Esta é na opinião de todos os especialistas e estudiosos deste
assunto uma tarefa das mais difíceis e complexas da gestão de pessoas. Em primeiro
lugar você deverá conhecer a si mesmo muito antes mesmo de pretender conhecer
as demais pessoas. Este é o “X” da questão. Esta é uma busca eterna que nunca
termina e raramente se completa. Na verdade nunca se esgota, é uma busca permanente.
Para que se possa avaliar, julgar e decidir com justiça sobre qualquer seja o
assunto é indispensável que se esteja em condições de saber todos os eventuais
fatores dos desajustes de uma única pessoa ou de um grupo de pessoas, visando
não só obter elementos para diagnosticar e sanar a causa de um provável
desajuste e, o que deve vir em primeiro lugar é a prevenção de problemas de
desajustes e de relacionamento interpessoal. Esta também é mais uma importante
característica de um verdadeiro líder. Dentre os mais perceptíveis indícios de
desajustes estão os seguintes fatores:
- Queda na produção;
- Desleixo ou má execução do trabalho;
- Indisciplina;
- Descontentamento evidente;
- Desinteresse pelo trabalho;
Todas as vezes que um trabalhador
ou uma única equipe apresentar uma ou mais destas manifestações, podemos estar
certos de que está havendo um desajuste qualquer que necessita ser pesquisado e
tratado urgentemente. A pergunta é: - Como analisar e resolver um desajuste? Tendo
sido confirmado o desajuste na sua área, o líder deverá tomar imediatamente
determinadas cautelas indispensáveis e compatíveis com o caso. Sua atenção e
seu foco deverão ser centrados, concentrados e canalizados em cima do evento
que provocou o desajuste. Seja ponderado, justo e imparcial em todos os
momentos da análise e na tomada de decisão. O poeta inglês R. Kipling escreveu
o seguinte: “Tenho comigo seis servos leais e que me ensinaram tudo o que
aprendi, e seus nomes são: o que,
porquê, quando, como, onde e quem”. Pesquisas recentes têm revelado,
tristemente, que grande parcela das empresas não contam nas suas fileiras com
profissionais dotados de potencial desenvolvido de liderança. Caso queira, você
poderá ter esse potencial desenvolvido, bastando participar de programas
específicos de treinamento e desenvolvimento de liderança e, assim, começar a
por em prática os conceitos e técnicas do programa.
A liderança difere fundamentalmente da função gerenciamento no que se refere aos afazeres de um e de outro. A liderança refere-se especificamente à
capacidade que o indivíduo possui de influenciar o comportamento de outras
pessoas. O gerenciamento é a
capacidade de reunir e administrar recursos humanos, financeiros, materiais e
tecnológicos para atingir metas organizacionais previamente estabelecidas. Em
ambas as situações o treinamento é condição “sine qua non”, isto é, essencial
e, absolutamente indispensável.
afifbittar.blogspot.com.br
Extraído do livro “Todos podem ser
competentes na gestão de pessoas, inclusive você”, de minha autoria em parceria
com o professor Djalma Cholas.
Afif Bittar – Sociólogo – Especialista
em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em
Recursos Humanos. (26/10/07).
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