sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Gestão de Pessoas Só Para o COMPETENTE, e Poucos o São! – V


Você que é Supervisor, Gerente, Encarregado, Chefe, Diretor, não importa o nome do cargo, cuide do seu subordinado e, por favor “não deixe que ele apodreça”. Existem duas maneiras muito simples de comandar pessoas: 1) considerando-as como frutas que apodrecem num cesto ou, 2) como plantas que, bem cuidadas crescem, florescem e dão lindas flores e ótimos frutos. Coloque uma pessoa realizando uma mesma atividade durante dez ou mais anos seguidos, sem que ele possa tomar qualquer iniciativa, sem poder mudar nada da atual e velha rotina, sem poder variar coisa alguma. Essa pessoa irá sentir-se uma fruta apodrecendo em um cesto. oportunidade ao seu subordinado para que tome iniciativa, para que possa mudar e ainda variar a rotina do trabalho, atribua-lhe mais responsabilidade, faça com que sinta o desafio de uma nova situação, de uma nova função e que sinta-se desafiado. Agindo desse modo você permitirá que ele permaneça vivo e colaborador. Uma nova tarefa a fazer, uma nova responsabilidade, um novo problema para resolver, são novas oportunidades e situações indispensáveis para que cada indivíduo caia fora do cesto e deixe de pensar que é uma fruta a caminho do apodrecimento. Lembre-se que todo indivíduo se revela conforme as oportunidades que se lhes ofereçam. Sem que surja algo novo na vida das pessoas é óbvio que as vidas dessas pessoas ficam absolutamente sem graça. E de fato, quem é feliz com uma vida de rotinas onde o novo jamais acontece? Até parece novela da TV em que a vida se repete a cada episódio. É um eterno “vídeo tape”, uma eterna sucessão de repertórios repetitivos, um “déjà-vu” de sucessos e insucessos. Uma mesmice a cada capítulo. Isso ocorre na política, nos clubes de futebol, na vida empresarial, nas relações internacionais onde líderes de diferentes nações se agridem verbalmente. Nas empresas cabe aos líderes criarem ambientes encorajadores, estimulantes onde seus subordinados possam se aprimorar através de cursos de formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento além de reciclagens variados e criativos. Imagine uma empresa onde a felicidade pouco aparece estampada nas fisionomias dos funcionários, onde não exista espírito de equipe, de cooperação, onde não exista senso de humor e nenhuma alegria por realizar um trabalho qualquer que seja ele, não havendo em nenhum momento entusiasmo ou incentivo para crescer e progredir. Nessa empresa as pessoas assemelham-se a frutas apodrecendo em um cesto. Desperte o estímulo, a motivação e a criatividade na sua equipe e veja e sinta os excelentes resultados. Veja ainda que existem empresas onde as pessoas são possuidoras de uma qualidade que torna o ambiente de trabalho agradável e sadio. Mesmo em situações difíceis, essas pessoas são tomadas por um entusiasmo que contagia as equipes da quais fazem parte, encarando cada dificuldade como um desafio e uma oportunidade para si e para os membros do seu grupo. Estas pessoas assemelham-se a certas plantas que crescem em quintais onde são fertilizadas com adubos orgânicos. Estas novas plantas geram flores e frutos belíssimos. As folhas, pétalas e frutos que caem ao chão transformam-se em adubo orgânico, gerando novas e renovadas vidas.
“Só alguém que serve aos outros pode ser um verdadeiro líder, pois servir é uma característica da verdadeira liderança. Aliás, na ordem natural das coisas, os maiores muitas vezes são vistos servindo aos menores. Nas relações humanas, por exemplo, é o mestre que serve ao aluno, o pai que serve ao filho, o treinador que serve ao time, aos jogadores. A autoridade não é, de modo algum, um privilégio pessoal, porém é, isto sim, a mais alta forma de serviço”. Jesus Cristo, humildemente, serviu aos seus discípulos.
Artigo extraído e modificado do livro “Todos podem ser competentes na gestão de pessoas, inclusive você”, de minha autoria em parceria com o professor Djalma Cholas.
afifbittar.blogspot.com.br

Afif Bittar – Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos.       (24/10/07)

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