quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Qualidade.


Dificilmente compreensível se não recorrermos à idéia de quantidade, a qualidade designa uma propriedade, atributo, ou maneira de ser de uma coisa, segundo a Enciclopédia Universo. Exemplificando temos: dureza, cor, odor, durabilidade, resistência, sabor etc. É um traço descritivo sentido e vivido, não diretamente mensurável, contudo avaliável nos seus diferentes sentidos ou características, como por exemplo: bom – mau – excelente – bonito – feio – duro – mole – forte – fraco – frio – quente – etc. O Dicionário Houaiss da língua portuguesa nos revela que qualidade é uma propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou de uma coisa. Entre uma série enorme de outras definições citarei mais uma: é um conjunto de traços psicológicos e/ou morais de uma personalidade, caráter, índole, podendo esses traços serem positivos ou negativos.
Ao qualificar alguma coisa, está se, por conseguinte, atribuindo um valor qualquer a esta coisa, avaliando-a, classificando-a, indicando-lhe uma determinada qualidade e, por isso mesmo, as qualidades são compreendidas pelo espírito científico como variações quantitativas: o quente ou o frio constitui-se de um número de graus mensuráveis, o agudo e o grave correspondem a freqüências, o odor é uma reação química.
As pessoas, freqüentemente, seja em casa, na rua, no clube, na companhia de amigos, no trabalho, são, a todo instante, acompanhadas, observadas e avaliadas de diferentes maneiras e com objetivos os mais diversos, variando de pessoa para pessoa, dependendo do grau de envolvimento emocional entre avaliador e avaliado. Ao se avaliar um funcionário no trabalho, o envolvimento emocional deve ficar de fora, não devendo, de modo algum, influenciar o avaliador no momento de emitir seu julgamento sobre o desempenho desse alguém. Tal envolvimento emocional em certos avaliadores está sempre presente, fato absolutamente inapropriado, carregando de sentimentos seu parecer, quando deveria ser totalmente isento de preconceitos de cor, religião, e dos sentimentos de simpatia ou antipatia, cor dos olhos etc. Existem critérios objetivos e subjetivos de avaliação, isto é, critérios mensuráveis e não mensuráveis.
Na empresa geralmente o funcionário é avaliado tomando-se por base o seu desempenho real, isto é, o resultado do seu trabalho, da sua tarefa, confrontando-o com o desempenho desejado ou esperado. Leva-se em consideração nessa avaliação, entre inúmeros fatores o seguinte: experiência e tempo na função, a quantidade de produção(se a meta foi atingida), a qualidade do trabalho ou do produto entregue e do tempo empregado na execução do trabalho.
A qualidade e a quantidade são da inteira responsabilidade de cada funcionário, de cada pessoa que realiza uma atividade, seja braçal ou intelectual e de todos os membros do grupo, sem considerar, é claro, que o responsável primeiro é o chefe direto, o gerente e o diretor.     
         

Afif Bittar – Sociólogo e Especialista em Psicologia Social - Consultor de Empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos – 05/02/99

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