terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Universidade Corporativa – II

O Brasil é hoje uma das maiores economias Latino-americanas. Não por acaso é também o país onde existem as mais relevantes e importantes iniciativas de implementação de Universidades Corporativas. A Universidade Corporativa do Grupo AMIL, um dos mais respeitáveis operadores na área de saúde no Brasil e no exterior foi pioneira neste particular. A implantação de sua universidade aconteceu no ano de 1989 com absoluto sucesso. Seu currículo inicial, bastante abrangente, atingiu funcionários em praticamente todos os níveis hierárquicos, desde a base de funcionários até os gerenciais e diretoria. Os treinamentos funcionais costumam ser feitos sob medida de acordo com as necessitadas de cada área. Os programas desenvolvidos obedecem fielmente as metas e objetivos anuais e estratégicos traçados e estabelecidos pela empresa. Realiza-se anualmente um levantamento de necessidades de treinamento em toda a organização onde os chefes, gerentes e diretores opinam sobres os diferentes programas que deverão ser desenvolvidos no próximo ano, a fim de atender deficiências e carências dos funcionários. Os objetivos de cada curso são os de complementar as principais deficiências da formação profissional de cada indivíduo, independentemente do seu cargo. Este forte grupo de saúde chegou a ser considerado, logo após o investimento em sua universidade corporativa, como a empresa número um do mercado em termos de qualidade e atendimento ao cliente, e ainda como sendo a primeira opção das pessoas na escolha de um plano de saúde. A Amil investe anualmente entre 3 e 5% do faturamento bruto em seus programas de treinamento pois ela sabe que o resultado desse investimento é garantido no que tange aos resultados na melhoria dos padrões de qualidade de toda a organização. Nos dias de hoje é obrigação das empresas tornarem-se globais e não mais apenas regionais. O mundo espera por você. Assim pensando na conquista do mundo você deverá prover seus colaboradores com o máximo de conhecimentos. Para que isso ocorra a saída é criar uma estrutura de treinamento capaz de realizar essa tarefa. É em momentos de crise que se exercita, estimula e desenvolve a criatividade. Veja você o que ocorre com um funcionário do grupo MacDonald. Ele tem a mesma cultura corporativa em Moscou, Nova Iorque e São Paulo. São três culturas e hábitos diferentes, três idiomas também diferentes, entretanto a preocupação é uma só, servir o melhor Big Mac da maneira mais rápida e com o mesmo sorriso nos lábios, esteja onde estiver. As  Universidades Corporativas podem e devem realizar convênios com empresas do mercado, bem como com outras universidades corporativas, com faculdades e demais escolas e universidades locais e regionais, onde irão trocar experiências e informações visando o aperfeiçoamento dos conteúdos dos seus currículos, o desenvolvimento de suas técnicas de ensino, como também de seus equipamentos, instrumentos e recursos instrucionais, visando sempre a atender os interesses locais, regionais e nacionais. Em alguns casos as universidades corporativas atendem também aos interesses multinacionais no desenvolvimento de altos executivos. Gerenciar o conhecimento, criar, buscar, compartilhar e alavancar experiências que deverão contribuir para desenvolver as atividades e competências essenciais da organização, são estas as principais preocupações dos gestores de pessoas. Os desafios globais hoje são: transferir o conhecimento da forma mais rápida possível, por um menor custo, permitindo que os funcionários da empresa tenham, de maneira sistemática, acesso direto a todas as fontes de informação e conhecimento. Estes não são desafios meramente locais ou regionais, eles são absoluta e totalmente globais e como sistemas de educação corporativa devem ser cuidadosamente pensados e repensados por todos nós. Este é um assunto deve ser tratado e desenvolvido por especialistas, técnicos, verdadeiros profissionais das áreas de ensino, educação e treinamento e não por calouros, curiosos, bisbilhoteiros, amadores que sem o necessário conhecimento irão comprometer e desacreditar uma área tão nobre como a de Recursos Humanos, podendo colocar tudo a perder, inclusive sua credibilidade.

Afif Bittar – Sociólogo – Especialista em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos.         (31/07/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário