1. Ouvir sugestões dos
colaboradores tem levado patrões e dirigentes de empresas não só a corrigir
erros, reduzir perdas, bem como tem garantido excelentes resultados com elevado
índice de produtividade e lucratividade. Um número cada vez maior de
organizações passou a adotar uma sistemática do tipo caixa de sugestões. Muitas
empresas implantaram, com extraordinário sucesso, modernos sistemas
administrativos tendo obtido excelentes resultados positivos, seja reduzindo
custos, eliminando perdas com materiais, reduzindo e até eliminando horas
extras, racionalizando suas operações, reduzindo o tempo da atividade
operacional, aumentando a produção e a produtividade e, conseqüentemente,
aumentando a margem de lucro. Essas empresas acabaram aderindo as modernas e
revolucionárias idéias da Gerência
Participativa, dos Grupos Operativos, da Gerência por Objetivos, dos CCQ’s
(Círculos de Controle de Qualidade), da Qualidade Total, dos 5S’s etc.
Estas teorias todas, postas em prática, revelaram-se extremamente úteis, não só
por que se mostraram passíveis de experimentação e aplicação imediata e não a
médio ou longo prazo. Outro fator positivo dessas teorias é que elas conduzem
as pessoas a um trabalho em equipe, permitindo e até possibilitando que todos
os funcionários trabalhem em grupos e troquem idéias onde todos saiam lucrando,
fortalecendo o relacionamento e o espírito de equipe, de grupo. Para que essas
idéias todas vinguem é vital que você conheça muito bem todos os componentes da
sua equipe, que consiga motivá-los na busca da realização das necessidades
grupais. Você conhece bem o clima grupal e institucional da sua empresa? Não? Esse conhecimento irá fornecer-lhe os
elementos básicos que certamente irão influenciar decisivamente a dinâmica grupal, isto é, os modos de
pensar, ser e agir, dos indivíduos, interferindo de modo determinante nos seus
comportamentos (dos componentes da equipe), afetando a eficiência e eficácia de
cada elemento em particular e do grupo como um todo. Assim o resultado
final será revelador, indicando claramente o estilo gerencial adotado. A partir
daí você verá que as idéias valem ouro mesmo.
2. Veja como se consegue
resultados opostos aos que todos desejamos como chefes. Toda pessoa deseja ser
respeitada, ser bem tratada e não ser considerada um mero objeto. Os poderes
dominador, autocrático e coercitivo do líder impedem o estabelecimento e
desenvolvimento de relações centradas na amizade, camaradagem, união, coesão,
enfim, na cooperação democrática, dificultando seriamente as boas comunicações
e relações interpessoais, impedindo que os membros do grupo atinjam os
resultados previstos. As metas obtidas são pífias. O clima psicológico ali
instalado é muito ruim, gerando tensão emocional, competição no sentido
negativo da palavra, revolta, insatisfação, mal-estar, desentendimento e conflito
dentro do grupo. O clima ali instalado é o único responsável pelo
descontentamento das pessoas. Quem responde pelo clima estabelecido no grupo?
Óbvio que é o estilo de liderança adotado pelo chefe, pelo líder. As pessoas ao
longo dos tempos costumam manter-se juntas, em grupos, muitas vezes apenas
tolerando-se umas às outras, seja por necessidade de emprego e renda, seja por
acomodação ou por não perceberem qual o clima institucional onde vivem. Essas
pessoas não só desconhecem a “estrutura” na qual estão inseridas, como também
desconhecem a importância do trabalho que realizam, bem como as conseqüências
dos acertos e erros cometidos, ignorando na sua totalidade a missão da empresa,
os objetivos globais da empresa, os objetivos específicos do seu departamento,
do seu grupo de trabalho e os seus pessoais. Mostramos em poucas palavras que boas idéias valem ouro e que outras, nada
boas, não valem nada. Cabe a você decidir como proceder, estudando,
dedicando-se e procurando ser o melhor e mais competente profissional da sua
área.
Afif Bittar – Cientista Social – Especialista
em Psicologia Social – Consultor de empresas em Administração Geral e em
Recursos Humanos. (02/04/09).
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