Para os senhores oportunistas Ética e Moral não caminham nunca de mãos dadas. A verdade é que ética e moral não caminham mesmo com tais pessoas. Para esses indivíduos ética e moral estão ha anos luz de distância. Consultando minhas anotações pude verificar e, ao mesmo tempo, recordar o sentido, o significado e o conceito dos termos que dão título a esta matéria.
Ética trata-se de uma qualidade, hoje em dia, fora de moda, quase que absolutamente em desuso, especialmente para certos indivíduos mal intencionados, senão vejamos:
a) Ética é uma parte da filosofia que responde pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social;
b) b) Ética é o estudo dos fatores concretos (afetivos, sociais etc) que determinam a conduta humana em geral, estando tal investigação voltada para a consecução de objetivos pragmáticos e utilitários, no interesse do indivíduo e da sociedade;
c) c) A Ética pode ainda ser entendida como sendo o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.
Estes fatores e estas qualidades demonstrativas de Ética estão absolutamente ausentes em determinados indivíduos. Estas qualidades devem ser usadas no seu “dia-a-dia” por você cidadão ou cidadã. Lembre-se, sua atitude revela quem é você. Você é aquilo que você faz ou deixa de fazer. Sua imagem é o reflexo do seu comportamento, de suas atitudes dentro do seu grupo social, seja no trabalho, no lar, na igreja, na escola, na rua. No que concerne à questão referente à Moral, trata-se também de um artigo absolutamente em falta no mercado, especialmente no mercado eleitoral, notadamente entre um indeterminado e imenso número de políticos brasileiros.
Vejamos alguns conceitos de Moral, predicado em desuso especialmente em certas categorias profissionais e que deveriam ser seguidos por todos:
a) Aquele que segue princípios socialmente aceitos, isto é, teve um comportamento ético; Eis aqui, portanto, a razão do por que ética e moral caminharem juntas;
b) Aquele que denota bons costumes, boa conduta, segundo os preceitos socialmente estabelecidos pela sociedade ou por determinado grupo social;
c) Aquele que através de suas atitudes denota ser correto, ser honesto.
Minha preocupação e também decepção é com determinados indivíduos que agem de modo leviano, atirando com suas metralhadoras giratórias por todos os lados, atingindo pessoas inocentes. O que mais essas figuras grotescas, oportunistas e mal intencionadas serão capazes de fazer apenas pelo simples prazer de magoar e ofender a uma pessoa que nem sequer chegou a conhecer? Esses indivíduos são inteiramente desprovidos dos predicados de ética e de moral.
Afif Bittar – Sociólogo e Especialista em Psicologia Social - Consultor de empresas em Administração Geral e em Recursos Humanos. 26/01/07.
Nenhum comentário:
Postar um comentário